Largo da Bruxa, Gafanha da Encarnacao, Ílhavo
Podemos identificar três momentos distintos na evolução das desigualdades ao longo do último século. Um primeiro, corresponde lo à Belle Epoque (isto é, o período entre o último quartel do século XIX e o início da I grande guerra), no qual a concentração de recursos nos 1% mais ricos era muito significativa, na ordem dos 20%;um segundo, que corresponde aos 30 anos gloriosos do pós guerra, onde expansão do estado social, sistemas fiscais fortemente redistributivos e consolidação democrática andaram de braço dado, traduzindo-se numa distribuição mais equitativa dos rendimentos; finalmente, as últimas décadas, nas quais a liberalização, desregulação e financiarização fizeram regressar uma dinâmica de concentração patrimonial, reaproximando os níveis de desigualdade de valores próximos dos da Belle Epoque.
Ter opinião 2015 FFMS
Nezara viridula wiki
Gomphocarpus physocarpus wiki
Na sua longa viagem através das gerações, portanto, um gene médio gastará aproximadamente metade do seu tempo em corpos de machos e a outra metade em corpos de fêmeas. Alguns efeitos dos genes só se evidenciam nos corpos de um dos sexos. Estes são chamados efeitos genéticos ligados ao sexo. Um gene que controla o tamanho do pénis só se exprime em corpos masculinos, mas também é transportado em corpos femininos, onde poderá ter um efeito bastante diferente. Não há nenhum motivo para supor que um homem não possa herdar da sua mãe a tendência para desenvolver um pénis longo.
O Gene Egoísta, Richard Dawkins
Spilostethus pandurus wiki
Gomphocarpus physocarpus wiki
Se ligar a televisão num sinal não sintonizado, cerca de 1% da electricidade estática que vê é resultado do remanescente longínquo Big Bang. Da próxima vez que se queixar de não haver nada para ver, lembre-se de que pode sempre assistir ao nascimento do universo
Breve História de Quase Tudo Bill Bryson
o estudo do ADN mitocondrial de várias raças mundiais de cães permitiu a elucidação de que descendem do lobo castanho, a partir de populações diversas no leste da Ásia, tendo, contudo, ocorrido várias contribuições adicionais (entrecruzamentos entre cão e lobo) noutros locais de domesticação, como possivelmente o próximo oriente, onde se encontrou a já referida evidência arqueológica de domesticação. Estes cruzamentos elevaram a diversidade genética a tal ponto que a idade da linhagem mais antiga do cão apontaria para uma origem há cerca de 40000 - 135000 anos, bem mais antiga do que a provável idade arqueológica de 15000.
Quanto ao gato, as evidências genéticas puseram em causa a origem da sua domesticação no Egipto. De facto, a domesticação parece ter ocorrido há cerca de 10000 anos no próximo oriente, a partir da espécie de gato selvagem típica da Ásia e do próximo oriente, o Felis silvestris lybica, da qual derivam 112 das raças mais apreciadas. O deposito arqueológico mais antigo que mostra co ocorrência de restos humanos e de gato data de há 9500 anos, no Chipre
O Património Genético Português Luísa Pereira e Filipa M. Ribeiros