Largo da Bruxa, Gafanha da Encarnacao, Ílhavo
Podemos identificar três momentos distintos na evolução das desigualdades ao longo do último século. Um primeiro, corresponde lo à Belle Epoque (isto é, o período entre o último quartel do século XIX e o início da I grande guerra), no qual a concentração de recursos nos 1% mais ricos era muito significativa, na ordem dos 20%;um segundo, que corresponde aos 30 anos gloriosos do pós guerra, onde expansão do estado social, sistemas fiscais fortemente redistributivos e consolidação democrática andaram de braço dado, traduzindo-se numa distribuição mais equitativa dos rendimentos; finalmente, as últimas décadas, nas quais a liberalização, desregulação e financiarização fizeram regressar uma dinâmica de concentração patrimonial, reaproximando os níveis de desigualdade de valores próximos dos da Belle Epoque.
Ter opinião 2015 FFMS
Nezara viridula wiki
Gomphocarpus physocarpus wiki
Na sua longa viagem através das gerações, portanto, um gene médio gastará aproximadamente metade do seu tempo em corpos de machos e a outra metade em corpos de fêmeas. Alguns efeitos dos genes só se evidenciam nos corpos de um dos sexos. Estes são chamados efeitos genéticos ligados ao sexo. Um gene que controla o tamanho do pénis só se exprime em corpos masculinos, mas também é transportado em corpos femininos, onde poderá ter um efeito bastante diferente. Não há nenhum motivo para supor que um homem não possa herdar da sua mãe a tendência para desenvolver um pénis longo.
O Gene Egoísta, Richard Dawkins
Spilostethus pandurus wiki
Gomphocarpus physocarpus wiki
Se ligar a televisão num sinal não sintonizado, cerca de 1% da electricidade estática que vê é resultado do remanescente longínquo Big Bang. Da próxima vez que se queixar de não haver nada para ver, lembre-se de que pode sempre assistir ao nascimento do universo
Breve História de Quase Tudo Bill Bryson
o estudo do ADN mitocondrial de várias raças mundiais de cães permitiu a elucidação de que descendem do lobo castanho, a partir de populações diversas no leste da Ásia, tendo, contudo, ocorrido várias contribuições adicionais (entrecruzamentos entre cão e lobo) noutros locais de domesticação, como possivelmente o próximo oriente, onde se encontrou a já referida evidência arqueológica de domesticação. Estes cruzamentos elevaram a diversidade genética a tal ponto que a idade da linhagem mais antiga do cão apontaria para uma origem há cerca de 40000 - 135000 anos, bem mais antiga do que a provável idade arqueológica de 15000.
Quanto ao gato, as evidências genéticas puseram em causa a origem da sua domesticação no Egipto. De facto, a domesticação parece ter ocorrido há cerca de 10000 anos no próximo oriente, a partir da espécie de gato selvagem típica da Ásia e do próximo oriente, o Felis silvestris lybica, da qual derivam 112 das raças mais apreciadas. O deposito arqueológico mais antigo que mostra co ocorrência de restos humanos e de gato data de há 9500 anos, no Chipre
O Património Genético Português Luísa Pereira e Filipa M. Ribeiros
Andávamos em patrulha há cerca de três dias quando, numa tarde, avistei fumo saindo do mato à nossa frente. Sabíamos que não havia aldeias na zona, por isso prosseguimos com cautela. Uma hora mais tarde, distingui um pequeno quimbo junto a um leito do rio seco. Não havia guardas, embora ouvíssemos bastante barulho. Encontrávamos-nos ainda a 50 metros de distância quando vimos cerca de uma dúzia de homens reunidos à volta de um aparelho de rádio, com as suas armas por perto
Todos eles, com expressões animadas nos rostos, escutavam o relato do jogo entre Portugal e Inglaterra. Estavam todos juntos como um grupo de rapazes e podíamos ouvir distintamente os comentários do sítio onde nos achávamos acocorados.
Cada vez que a equipa portuguesa atacava, os terroristas rugiam de aprovação. Estes homens deviam estar em guerra contra nós... As suas vidas estavam em jogo e ainda assim encontravam-se completamente embrenhados num jogo de futebol. O nome Eusébio era mágico. Cada vez que falavam nele, aplaudiam.
Teria sido fácil matar muitos deles do local onde nos situávamos mas como é que se consegue abater alguém que, ainda por alguns momentos, partilha as mesmas emoções que nos. Entre os meus próprios homens vi alguma tensão ao ouvir o resultado do jogo
Portugal e as Guerrilhas de África Al J. Venter
Santa Maria Manuela, Pascoal, Gafanha Nazaré blog
Argus, Pascoal blog
Duas outras características da gordura nos mamíferos aquáticos parecem apoiar a hipótese TSA. Uma é a distribuição da gordura corporal. Nos mamíferos terrestres uma elevada proporção de gordura encontra-se dentro da cavidade do corpo, em depósitos rodeando órgãos internos tais como os rins, o coração e os intestinos. Nos humanos, como em muitos mamíferos aquáticos, a gordura mostrou propensão para migrar para o exterior, rumo à superfície em algumas focas, por exemplo, até 99% do total está concentrado debaixo da pele.
A segunda característica é o modo como a gordura se relaciona com a pele. Os mamíferos diferem largamente neste aspecto. Num animal como o cão spaniel, a pele é flácida e desliza facilmente sobre o tecido subjacente. O mesmo acontece com o coelho: ao esfolar um coelho, o cozinheiro descobre que a pele sai prontamente de uma só vez, deixando quaisquer depósitos de matéria gorda agarrados à carne que lhe está subjacente. No extremo oposto temos o porco paquidérmico, no qual a camada de gordura está firmemente agarrada à pele. A gordura humana encontra-se na mesma extremidade deste espectro que o porco e os mamíferos aquáticos.
A Hipótese do Símio Aquático - Elaine Morgan
Vela, Ria de Aveiro
It will not be humans who watch the sun's demise, 6bn years from now. Any creatures that then exist will be as different from us as we are from bacteria or amoebae. Martin J. Rees
“A explosão câmbrica, se assim se lhe pode chamar, foi provavelmente mais um aumento do tamanho do que um aparecimento repentino de novas configurações estruturais”, diz Fortey. “E pode ter acontecido muito rapidamente, portanto, nesse sentido, suponho que se lhe possa chamar uma explosão.” Crê-se que, tal como os mamíferos tiveram de esperar durante cem milhões de anos até os dinossauros desaparecerem, surgindo, ao que parece, em grande profusão por todo o planeta, também os artrópodes e outros seres triploblásticos devem ter aguardado, no anonimato semimicroscópico, o desaparecimento dos organismos ediacaranos dominantes. Diz Fortey: “Sabemos que os mamíferos cresceram abruptamente em tamanho após o desaparecimento dos dinossauros embora, quando digo abruptamente, esteja a falar em sentido geológico. Continuamos a falar de milhões de anos.”
Breve história de quase tudo, Bill Bryson
Stand Up Paddle, Ria de Aveiro
depression is believed to be the result, at least in part, of a problem in the production of certain key brain chemicals, in particular the neurotransmitters known as serotonin, dopamine, and norepinephrine. These are the chemicals that regulate mood, that contribute to feelings of confidence and mastery and pleasure. Drugs like Zoloft and Prozac work because they prompt the brain to produce more serotonin: they compensate, in other words, for the deficit of serotonin that some depressed people suffer from. Nicotine apears to do exactly the same thing with the other two key neurotransmitters - dopamine and norepinephrine.
Those smokers who are depressed, in short, are essentially using tobacco as a cheap way of treating their own depression, of boosting the level of brain chemicals they need to function normally. This effect is strong enough that when smokers with a history of psychiatric problems give up cigarettes, they run a sizable risk of relapsing into depression. Here is stickiness with a vengeance: not only do some smokers find it hard to quit because they are addicted to nicotine, but also because without nicotine they run the risk of a debilitating psychiatric illness.
The Tipping Point, Malcolm Gladwell
Marina Troncalhada, Aveiro wiki
A primeira, o islão, absorveu e desenvolveu inicialmente o conhecimento e os métodos dos povos conquistados. Durante o período de que nos estamos a ocupar (1000 a 1500 em números redondos), o domínio muçulmano ia desde a extremidade ocidental do Mediterrâneo até as Índias. Antes disso, desde cerca de 750 até 1100, a ciência e a tecnologia islâmicas superavam largamente as da Europa, que precisava de recuperar a sua herança, o que fez, em certa medida, através dos contactos com muçulmanos em áreas fronteiriças, como, por exemplo, a Espanha. O islão era o professor da Europa.
Mas, a partir de certo momento, as coisas enveredaram por um caminho errado. A ciência islâmica, denunciada como herética por fanáticos religiosos, submeteu=se à pressão teológica exercida em nome do conformismo espiritual. (Para pensadores e pesquisadores, isso podia ser uma questão de vida ou de morte.) Para o islão militante, a verdade já tinha sido revelada. O que levava de volta a verdade era útil e permissível, tudo o resto era erro e fraude“. O historiador Ibn Khaldiín, conservador em matérias religiosas, mostrava-se consternado com a hostilidade muçulmana ao conhecimento:
Quando os Muçulmanos conquistaram a Pérsia (637-642) e se lhes deparou uma quantidade indescritivelmente grande de livros e estudos científicos, Sa’d bin Abi Waqqas escreveu a Umar bin al-Khattab a pedir-lhe permissão para os distribuir como retribuição entre os Muçulmanos. Nessa ocasião Umar escreveu-lhe: «Atire-os à água. Se o que contêm for uma orientação certa, Deus já nos concedeu melhor guia. Se for errada, Deus ter-nos-á protegido contra isso.»
A Riqueza e a Pobreza das Nações, David S. Landes
Mas ninguém sonha a pressa com que nós a despimos assim que estamos sós! David Mourão-Ferreira
Isaura Francis Dale Centro Cultural de Ílhavo link
Money-primed people become more independent than they would be without the associative trigger. They persevered almost twice as long in trying to solve a very difficult problem before they asked the experimenter for help, a crisp demonstration of increased self-reliance. Money-primed people are also more selfish: they were much less willing to spend time helping another student who pretended to be confused about an experimental task When an experimenter clumsily dropped a bunch of pencils on the floor, the participants with money (unconsciously) on their mind picked up fewer pencils. In another experiment in the series, participants were told that they would shortly have a get-acquainted conversation with another person and were asked to set up two chairs while the experimenter left to retrieve that person. Participants primed by money chose to stay much farther apart than their nonprimed peers (118 vs. 80 centimeters). Money-primed undergraduates also showed a greater preference for being alone.
Thinking, fast and slow - Daniel Kahneman
Quinta Ecológica da Moita face
Remembrance of things past is not necessarily the remembrance of things as they were. Marcel Proust
Ria de Aveiro
They won't listen. Do you know why? Because they have certain fixed notions about the past. Any change would be blasphemy in their eyes, even if it were the truth. They don't want the truth; they want their traditions. Isaac Asimov
Ria de Aveiro
Work like you don't need the money. Dance like no one is watching. And love like you've never been hurt. Mark Twain
Nous pensons que des livres, au lieu de moisir derrière une grille de fer, loin des regards curieux, sont destinés à s'user sous les yeux des lecteurs. Jules Verne
Garça Real, Navio Museu Santo André, Ria de Aveiro wiki
What on earth would a man do with himself, if something did not stand in his way? H.G. Wells
The most important tactic in an argument next to being right is to leave an escape hatch for your opponent so that he can gracefully swing over to your side without an embarrassing loss of face. Stephen Jay Gould
Within Temptation, Open Air Vagos info
Since violence is largely a male pastime, cultures that empower women tend to move away from the glorification of violence and are less likely to breed dangerous subcultures of rootless young men. Steven Pinker
As my father always used to tell me, 'You see, son, there's always someone in the world worse off than you.' And I always used to think, 'So? Bill Bryson
Safra sal, Marina Troncalhada, Aveiro wiki
in moments of crisis, people are willing to hand over a great deal of power to anyone who claims to have a magic cure. Naomi Klein
Patada
No group is worth joining if everybody is welcome. Jim Grimsley
Por sol, Barra, Aveiro
For example, we feel a slight disappointment when we hear a close friend, whose spontaneous gestures of warmth we felt were our own preserve, talk intimately with another of his friends (especially one whom we do not know). An explicit statement of this theme is given in a nineteenth-century American guide to manners:
If you have paid a compliment to one man, or have used toward him any expression of particular civility, you should not show the same conduct to any other person in his presence. For example, if a gentleman comes to your house and you tell him with warmth and interest that you “are glad to see him,” he will be pleased with the attention, and will probably thank you; but if he hears you say the same thing to twenty other people, he will not only perceive that your courtesy was worth nothing, but he will feel some resentment at having been imposed on.
The presentation of self in everyday life - Erving Goffman
Mercado Negro
Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. Pablo Neruda
Pássaros Marinha da Troncalhada, Ria de Aveiro
A maioria das pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são opiniões de outros. Suas vidas são mimetismo. Suas paixões são citações. Oscar Wilde
Canal Ria de Aveiro
I feel I should be trying to complete my life, whatever 'completing a life' means. Oliver Sacks
Borboleta Pararge aegeria wiki
Alex Todorov, my colleague at Princeton, has explored the biological roots of the rapid judgments of how safe it is to interact with a stranger. He showed that we are endowed with an ability to evaluate, in a single glance at a stranger’s face, two potentially crucial facts about that person; how dominant (and therefore potentially threatening) he is, and how trust worthy he is,
Thinking, fast and slow - Daniel Kahneman
Lagarta de couve, Pieris brassicae wiki
It is quite possible - overwhelmingly probable, one might guess - that we will always learn more about human life and personality from novels than from scientific psychology. Noam Chomsky