12 junho 2016



Capela do Senhor da Pedra, Praia de Miramar, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia wiki

As dimensões do Império Inca surpreenderam pelas barreiras à locomoção e à comunicação. Os vales e montes sul-americanos desdobram-se desde as montanhas até ao oceano, cortando as rotas no sentido norte-su1; e esses obstáculos naturais eram agravados pela ausência da roda (todos os transportes eram feitos por lamas ou homens) e o malogro no desenvolvimento da navegação costeira. O segredo residia nas comunicações asseguradas por corredores e carregadores [ chasques ]. Ao longo dos itinerários do Império havia, separados por 1,5 légua espanhola (aproximadamente 9 km) uns dos outros, pares de pequenas pousadas [tambos], uma de cada lado da estrada, para dar guarida aos estafetas. Cada um desses corredores olhava apenas numa direcção, esperando levar até ao tambo seguinte as mensagens e fardos que poderiam chegar a qualquer momento. Os estafetas eram treinados desde tenra idade para realizar esse trabalho e, correndo dia e noite sem parar, conseguiam percorrer uma média de 50 léguas diárias (cerca de 300 km). O cronista Bemabé Cobo diz-nos que de Lima a Cuzco, umas 140 léguas (840km) de mau caminho, levavam três dias". Cerca de um século depois, a mala postal espanhola, puxada por um cavalo, levava de 12 a 13 dias**. No século xviii, o serviço de diligências entre Nova Iorque e Boston, mais de 300 km de terreno plano, gastava uma semana.
** Esses corredores, é evidente, contavam com mais do que os seus próprios humores orgânicos; a folha de coca estava presente para estimular e incutir um vigor artificial. Na verdade, era comum medirem-se as tarefas pelo montante de coca requerida (cocadas).
A Riqueza e a Pobreza das Nações, David S. Landes

Sem comentários:

Enviar um comentário