13 junho 2016



Mushroom Coral, Red (Actinodiscus) link

Deutsch fala por experiência própria também, conforme me escreveu numa carta recente:
A minha consciência de que tinha ouvido absoluto e de que isto era pouco habitual veio sob a forma de uma grande surpresa quando descobri, aos 4 anos, que as outras pessoas tinham dificuldade em nomear notas fora de contexto. Ainda me lembro bem do meu choque ao descobrir que quando eu tocava uma nota no piano, os outros tinham de ver que tecla estava a ser carregada para a poderem nomear. [. . .] Para lhe dar uma ideia de quão estranha a falta de ouvido absoluto parece para quem a tem, imagine nomear cores como analogia. Suponha que mostrava a alguém um objecto vermelho e lhe pedia que nomeasse a cor. Agora suponha que ele respondia, «Eu consigo reconhecer a cor, e consigo distingui-la de outras cores, mas simplesmente não consigo nomeá-la.» A seguir juntava um objecto azul e nomeava a sua cor, e ele respondia, «OK, como a segunda cor é azul, a primeira deve ser vermelha.»
Musicofilia Oliver Sacks

Sem comentários:

Enviar um comentário